quarta-feira, 13 de junho de 2012

Uma escolha para toda vida

Existem diversos mercados precisando de pessoas capacitadas, porém estas vagas acabam sobrando, geralmente pela complexidade. Como vimos no vídeo do post anterior, as empresas estão contratando os jovens, para fazer um enxugamento na folha salarial, porém os cargos maior escala são ocupados por pessoas com certa experiência. 

Para começar a escolha você precisa perceber a vocação que tem e se interar pelo meio: pesquisando em guias de orientação profissional; entrevistar profissionais; visitar eventos que abordem as informações profissionais e até as mídias sociais. 

Acompanhe uma entrevista com Léo Framim sobre a Orientação Profissional:


Mas cuidado. O sonho nem sempre vira realidade. Tente evitar mercados saturados (muito concorrido). Existem quatro pontos relativos a uma carreira saturada: 

  • Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego.
  • É necessário se especializar para poder entrar no mercado.
  • O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro.
  • Muitas vezes é ncessário persistência e determinação extra para ser bem sucedido.
No mercado existem várias formas de auxílio para encontrar a sua carreira. O mais famoso deles são os testes vocacionais. Os testes lhe dão uma ajuda momentânea para você obter uma base na sua escolha. Outra forma são as feiras de empreendedorismo. A uma semana atrás, em Blumenau, ocorreu a Feira do Empreendedor, que reuniu cerca de 120 empresas, com cerca de 20 mil visitantes, alguns em busca de sua carreira. Quem quiser saber mais sobre a Feira do Empreendedor, organizada pelo Sebrae, clique aqui.

E você? Com dúvida em que carreira seguir? Clique aqui e faça o seu teste vocacional. Mas lembre-se não se decida a partir dele. Faça o que te faz bem.

Texto feito por Jonas Gustavo Mantau

Fontes:

http://www.youtube.com/watch?v=HdUomB8osSQ&feature=player_embedded
http://www.mundovestibular.com.br/articles/155/1/Como-Escolher-sua-Profissao/Paacutegina1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário